domingo, 5 de dezembro de 2010

DEVIL (Dêmonio) - “da mente de M. Night Shayamalan”




Apreensão foi meu primeiro sentimento ao encarar o filme que tem como propaganda: “da mente de M. Night Shayamalan”. Shayamalan foi o diretor de “O sexto sentido”. E gostos à parte vêm produzindo bombas e mais bombas. Seu ultimo trabalho, O Ultimo mestre do Ar, praticamente o arruinou.


Mas com muita vontade ele não jogou a toalha. Em vez disso, decidiu ficar nos bastidores, na produção e roteiro, e deixou a direção para outra pessoa, neste caso John Erick de Quarentena.

Bem. Vi o filme. E posso dizer o seguinte. Eu gostei!. De verdade. Com certeza foi um acerto tirar a direção de Shayamalan. Com isso, fizeram um excelente trabalho! Um filme tenso, claustrofóbico, agonizante... Como um suspense de verdade deve ser.

A historia é tecnicamente simples. O filme conta a história de cinco pessoas que acabam ficando presas dentro de um elevador em um grande prédio. O que pelo menos quatro delas não imaginam é que estão acompanhadas de nada mais, nada menos, do que o próprio diabo. Mas ninguém sabe qual das cinco ele é.


O ambiente é bem apropriado. Um elevador. Ambiente claustrofóbico, que somado com o contexto da historia, nos proporciona ótimos momentos de tensão. Que são bem aproveitados. Alguns momentos são um pouco devagar, e não temos nada de original ou qualquer tipo de recurso inovador. Há cenas bastante obvias. Mas no conjunto da obra temos um filme bem decente.



Este é também o primeiro de três filmes provenientes da saga "The Night Chronicles" criada por M. Night Shyamalan, onde o principal objectivo passa pelo próprio criar uma história para cada um deles e que posteriormente três realizadores diferentes peguem em cada obra.

O primeiro passou na media. Espero que os próximos consigam aumentar a nota e conseguir salvar a carreira de M. Night Shayamalan


Nenhum comentário:

Postar um comentário